Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5002
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Desenvolvimento motor da mão dominante nos movimentos identificados como responsáveis pela produção escrita
Otros títulos : Psicologia Escolar e Educacional
Autor : Sodré, Liana Gonçalves Pontes
metadata.dc.creator: Sodré, Liana Gonçalves Pontes
Resumen : O presente trabalho é um estudo do desenvolvimento motor da mão dominante, nos 16 movimentos identificados como responsáveis pela reprodução da escrita manuscrita. Utilizou-se uma amostra de 256 crianças, de ambos os sexos, de duas categorias socioeconômicas, de três anos e meio a sete anos. As crianças foram distribuídas em 8 faixas etárias, em intervalos de seis meses, de modo que, em cada faixa etária, ficasse assegurado o mesmo número de meninos e meninas, das duas categorias socioeconômicas estudadas. Os resultados indicam que 50% das crianças da categoria socioeconômica alta foram capazes de reproduzir todos os movimentos e que, para as da categoria baixa, o índice de reprodução foi de 40%. Quatro movimentos foram responsáveis pelas dificuldades de reprodução das crianças das duas categorias, o que permite identificá-los como movimentos críticos para esta faixa etária. As meninas, tal como em estudo piloto anterior, apresentaram maior freqüência de reprodução que os meninos, especialmente as da categoria socioeconômica alta. Estudos são sugeridos no propósito de acompanhar, em faixas etárias anteriores e iguais, o processo inicial de reprodução dos mesmos, mediante o estudo de casos exemplares.
Editorial : Psicologia Escolar e Educacional
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5002
Fecha de publicación : 2000
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FFFFFFFFFFF.pdf70,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.