Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/4649
metadata.dc.type: Outros
Título : UFBA: Uma Universidade em crise financeira
Autor : ICI-UFBA - Projeto "Elementos de Informação para a Elaboração da História da UFBA" - PIBIC-UFBA (CNPq e FAPESB); SILVA, Rubens; PPGCI.
metadata.dc.creator: ICI-UFBA - Projeto "Elementos de Informação para a Elaboração da História da UFBA" - PIBIC-UFBA (CNPq e FAPESB); SILVA, Rubens; PPGCI.
Resumen : O Jornal Universitário fechou. A Universidade Federal da Bahia está em crise financeira: isto por que, nos últimos anos, a Universidade tem crescido numa proporção não acompanhada pelas dotações orçamentárias. A UFBA é entre as Universidades Federais aquela que opera a custos mais baixos. A UFBA é a terceira Universidade Federal em número de alunos. Porem ocupa o sexto lugar nas dotações orçamentárias da União e o oitavo em número de professores com regimes especiais de trabalho. Já está sendo adotada uma política de contenção de despesas. As reduções atingiram principalmente as atividades de Extensão e Pesquisa. Na Biblioteca Central, no Hospital Edgar Santos, em toda aparte há uma queixa por falta de verbas. O Orçamento de custeio para 1972 procedeu-se este ano a redistribuição dos recursos levando-se em consideração os encargos atuais das unidades, que vem sofrendo sensíveis modificações tendo em vista, principalmente, a reestruturação da Universidade iniciada em 1969 e o seu crescimento diferenciado em cada curso. Por outro lado, a UFBA implantou a reforma, e, para isso, reestruturou suas unidades de ensino e também seus órgãos administrativos centrais. Por exemplo: foi criado o Centro Editorial e Didático (órgão da Superintendência Acadêmica), a Coordenação Central de Extensão, que absorveu o antigo Departamento Cultural etc.. Houve a redistribuição total do corpo docente e a redistribuição do espaço físico com um acréscimo de mais 45 000m de área construída para os Institutos novos, desde 1969. Enquanto isso desce a receita per capita por aluno. Visando sair desta situação o Reitor Lafayete Pondé no seu relatório anual de 08/03/1972 pediu a correção da defasagem financeira e este pedido está sendo estudado pelo MEC. Pag. 13
Palabras clave : Reitor Lafayete Pondé
Reforma
UFBA
Política de Contenção de Despesas
Crise Financeira
Redistribuição dos Recursos
Editorial : Jornal A Tarde
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4649
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4649
Fecha de publicación : 12-may-1972
Aparece en las colecciones: Referências básicas para matérias publicadas em jornais (Memória)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jornal A Tarde.doc19,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.