Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3865
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O flúor tópico na redução da cárie dental em adolescentes de Salvador - BA, 1996
Other Titles: Pesquisa Odontológica Brasileira
Authors: Cangussu, Maria Cristina Teixeira
Costa, Maria da Conceição Nascimento
metadata.dc.creator: Cangussu, Maria Cristina Teixeira
Costa, Maria da Conceição Nascimento
Abstract: Os objetivos deste trabalho foram: descrever a experiência de cárie dental em adolescentes de 12 a 20 anos de Salvador - BA e testar a associação entre a severidade da cárie e o uso do flúor tópico na forma de gel ou bochechos. Realizou-se um estudo transversal e análise de regressão logística não condicional, pelo método "backward", com uma amostra de 493 adolescentes escolares do Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho. As variáveis de desenho foram obtidas a partir de questionário semi-estruturado e exame bucal. O CPOD correspondeu a 4,44 (DP 3,71), sendo de 2,72 (DP 2,75) aos 12-13 anos. Cento e quarenta e quatro adolescentes participaram de ações de promoção de saúde bucal (30%) e a maioria declarou-se pouco apta a manter a própria saúde oral. O flúor tópico não se mostrou como um fator de proteção significativo na redução da cárie dental nesta população (RP = 0,9). Houve redução dos índices de cárie dental nos adolescentes do Distrito, embora exista a necessidade de reformulação do modelo cirúrgico-restaurador de atenção à saúde bucal, para maior controle da cárie dental e melhor efetividade dos métodos de promoção e proteção à saúde bucal.
Keywords: Cárie dentária
Flúor
Assistência odontológica
Publisher: Pesquisa Odontológica Brasileira
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3865
Issue Date: 2001
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Odontologia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
33.pdf99,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.