Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3830
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : A formação do professor de química e o programa de enriquecimento instrumental
Otros títulos : VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Autor : Matos, Nívea Bárbara de Moraes
Silva, José Luis de Paula Barros
Tenório, Robinson Moreira
metadata.dc.creator: Matos, Nívea Bárbara de Moraes
Silva, José Luis de Paula Barros
Tenório, Robinson Moreira
Resumen : O presente trabalho relata a contribuição da formação no Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI para a prática pedagógica de professores de química da rede pública de ensino do Estado da Bahia. Esta formação incluiu conteúdos acerca do funcionamento cognitivo humano e intervenção mediadora que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a formação no PEI contribuiu para a prática docente de professores de química de modos diversos. Alguns professores modificaram profundamente sua didática, incorporando elementos teóricos à prática de sala de aula. Outros alteraram suas concepções do processo de ensino-aprendizagem, identificando aspectos cognitivos antes desapercebidos. A apropriação da teoria ocorreu de modo parcial e pouco sistematizado. Contudo, em vista da formação inicial desses professores ter sido considerada insuficiente não resta dúvida que a formação no PEI foi um fator importante em suas vidas, tanto profissional quanto pessoal.
Palabras clave : cognição
operação mental
mediação
formação de professor
Programa de Enriquecimento Instrumental
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3830
Fecha de publicación : nov-2009
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Química)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
947.pdf_688,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.