Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3105
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Um estudo etno-epidemiológico da violência urbana na cidade de Salvador, Bahia, Brasil: os atos de extermínio como objeto de análise
Otros títulos : Cadernos de Saúde Pública
Autor : Nunes, Mônica de Oliveira
Paim, Jairnilson Silva
metadata.dc.creator: Nunes, Mônica de Oliveira
Paim, Jairnilson Silva
Resumen : O presente estudo, reunindo uma vertente epidemiológica e uma vertente antropológica, permitiu evidenciar os significados sociais subjacentes a dados indicados pela comparação do monitoramento de diferenciais da distribuição das taxas de mortalidade por homicídios em um bairro de Salvador, realizados em dois períodos: o primeiro situado entre 1988 e 1994 e o segundo, entre 1994 e 2000. O estudo etnográfico indicou que, no primeiro período, ocorreu o extermínio de muitas pessoas consideradas delinqüentes e o assassinato de muitos moradores no bairro, o que, no estudo epidemiológico, corresponde a um aumento na taxa de mortalidade por causas externas. Já entre 91-94, observa-se um decréscimo na taxa de mortalidade, coincidindo, no trabalho de campo, com o período considerado de “acalmia”. Na segunda metade da década de noventa, observa-se um novo aumento da taxa de homicídios na área de estudo, embora os moradores revelem uma imagem pacífica do bairro. O presente estudo realiza uma hermenêutica da violência nesse bairro, especialmente dos atos de extermínio, e das dinâmicas sociais que a envolviam nos seus diversos períodos.
Palabras clave : Violência
Mortalidade
Antropologia
Etnologia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3105
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
12.pdf74,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.