Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2946
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A violência escolar no contexto de privação de liberdade
Otros títulos : Psicologia: ciência e profissão
Autor : Silva, Joelma Oliveira da
Ristum, Marilena
metadata.dc.creator: Silva, Joelma Oliveira da
Ristum, Marilena
Resumen : A violência no contexto escolar é um fenômeno que apresenta um forte incremento, atraindo crescentemente a atenção dos pesquisadores da área. Entretanto, as escolas instaladas nas unidades de privação de liberdade não têm merecido o mesmo interesse, apesar de sua reconhecida importância no direcionamento dos seus alunos, especialmente quando são adolescentes, para formas não delituosas de viver. Este artigo focaliza a violência dirigida ao professor por seus alunos adolescentes, em sala de aula, no contexto de unidades de privação de liberdade. A pesquisa objetivou compreender a percepção dos professores acerca do fenômeno, discutindo as especificidades das relações de ensino-aprendizagem, marcadas pelas características de uma escola inserida no sistema socioeducativo. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas, que permitiu constatar que, para os professores, as manifestações de violência se dão, em grande parte, de formas sutis, e são percebidas como capazes de afetar diretamente a atuação dos mesmos em sala de aula.
Palabras clave : Violência escolar
Interação professor-aluno
Privação de liberdade
Adolescentes
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2946
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
v30n2a02.pdf941,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.