Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2796
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Imagens e significado e o processamento dos estereótipos |
Other Titles: | Estudos de Psicologia (Natal) |
Authors: | Pereira, Marcos Emanoel Ferreira, Fernanda de Oliveira Martins, Aretha Henrique Cupertino, Cleciane Morosino |
metadata.dc.creator: | Pereira, Marcos Emanoel Ferreira, Fernanda de Oliveira Martins, Aretha Henrique Cupertino, Cleciane Morosino |
Abstract: | Este trabalho avaliou a influência da representação do conhecimento mediante significados e imagens no processamento dos estereótipos. Utilizando a escala de distância social de Bogardus, procurou-se determinar se a avaliação de uma categoria alvo, realizada por meio da simples apresentação do rótulo verbal da categoria, diferia de uma avaliação em que se acrescentava, durante a apresentação, uma fotografia de exemplares típicos de cada categoria. Um segundo foco de interesse procurou determinar os efeitos contextuais na avaliação dos estereótipos, no caso, a influência do tamanho da cidade de residência do participante na avaliação da distância social. Os resultados apontaram diferenças significativas na avaliação da categoria alvo quando apresentada por meio de estímulos inteiramente abstratos, se comparada com a avaliação realizada quando foram acrescentadas fotografias de exemplares do grupo alvo. Além disso, o tamanho da cidade de residência do participante influenciou o grau de distância social em relação aos membros da categoria alvo. |
Keywords: | Estereótipos Imagens Significados Distância social Stereotypes Stereotyping |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2796 |
Issue Date: | Jul-2002 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a20v07n2.pdf | 208,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.