Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2778
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
Título(s) alternativo(s): Revista da Escola de Enfermagem da USP
Autor(es): Fernandes, Josicelia Dumet
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Santa, Darci de Oliveira
Sadigursky, Dora
Autor(es): Fernandes, Josicelia Dumet
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Santa, Darci de Oliveira
Sadigursky, Dora
Abstract: O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.
Palavras-chave: Educação em enfermagem
Ética de enfermagem
Currículo
Education
Nursing
Ethics
Curriculum
Educación en enfermería
Ética de enfermería
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2778
Data do documento: Jun-2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a25.pdf53,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.