Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2758
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
Título(s) alternativo(s): Revista da Escola de Enfermagem da USP
Autor(es): Pires, Cláudia Geovana da Silva
Mussi, Fernanda Carneiro
Autor(es): Pires, Cláudia Geovana da Silva
Mussi, Fernanda Carneiro
Abstract: A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização.
Palavras-chave: Hipertensão
Educação em saúde
Cuidados de enfermagem
Hipertensión
Educación en salud
Atención de enfermería
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2758
Data do documento: Mar-2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
30.pdf178,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.