Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2751
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Análise documental e contexto de desenvolvimento: estatutos de uma instituição de proteção à infância de Salvador, Bahia
Otros títulos : Estudos de Psicologia (Campinas)
Autor : Borrione, Roberta Tavares de Melo
Chaves, Antonio Marcos
metadata.dc.creator: Borrione, Roberta Tavares de Melo
Chaves, Antonio Marcos
Resumen : Este estudo busca evidenciar as possibilidades de interface entre Psicologia e História, ao analisar documentos de uma instituição de auxílio e proteção à infância abandonada do século XIX – Asilo dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de Salvador – como forma de interpretação do contexto de desenvolvimento. Essa instituição foi estabelecida com o objetivo de dar abrigo, proteção, educação e também dar conformação às crianças abandonadas às normas sociais. A análise de dois estatutos do referido estabelecimento, datados de 1863 e 1914, permite a compreensão do significado de criança abandonada nesses momentos e do contexto de desenvolvimento, no qual estava inserida, já que os documentos são produtos elaborados por uma sociedade para transmitir imagens e valores socialmente aceitos. Esta análise elucidou uma gradativa mudança da preocupação social com a criança abandonada. Passou-se da preocupação com a provisão dos meios imediatos de sobrevivência para a promoção de educação profissional e reinserção social das crianças, baseadas em preceitos filantrópicos e médico-higienistas.
Palabras clave : infância
análise documental
Asilo dos Expostos
análise sócio-histórica
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2751
Fecha de publicación : may-2004
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
a02v21n2.pdf51,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.