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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Brincadeiras de faz-de-conta em crianças autistas: limites e possibilidades numa perspectiva evolucionista
Título(s) alternativo(s): Estudos de Psicologia (Natal)
Autor(es): Fiaes, Carla Silva
Bichara, Ilka Dias
Autor(es): Fiaes, Carla Silva
Bichara, Ilka Dias
Abstract: A constatação da presença universal da brincadeira na infância sugere que tal comportamento deva ter grande valor adaptativo para a espécie. Apesar de universal, a brincadeira sofre interferência do estado desenvolvimental do indivíduo. Crianças com autismo, por exemplo, apresentam dificuldades no brincar, o que nos leva a questionamentos sobre a natureza da sua brincadeira simbólica, se todo faz-de-conta necessariamente inclui teoria da mente e porque um fenômeno considerado universal surge de modo tão atípico no autismo. O artigo discute essas questões à luz da psicologia evolucionista, ilustrando relatos de brincadeiras espontâneas de crianças autistas coletados em instituições educacionais na cidade de Salvador (BA). Os resultados sugerem que os episódios de faz-de-conta envolvem freqüentemente a presença de objetos como apoio para o desenvolvimento da brincadeira. Tal fato está em acordo com a descrição de alguns autores sobre o desenvolvimento do faz-de-conta, com seu início mais sustentado por objetos e independente de metarepresentação.
Palavras-chave: brincadeira
autismo
psicologia evolucionista
teoria da mente
play
autism
evolutionary psychology
theory of mind
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2688
Data do documento: Set-2009
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