Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2632
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Notas sobre a construção de casos para ensino
Otros títulos : Revista de Administração Contemporânea
Autor : Roesch, Sylvia Maria Azevedo
metadata.dc.creator: Roesch, Sylvia Maria Azevedo
Resumen : Casos para ensino em Administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos. Vêm sendo utilizados na formação gerencial há cerca de cem anos em universidades norte-americanas, e mais recentemente na Europa e na Ásia. No Brasil, são pouco usados, mas o interesse neste método de ensino-aprendizagem nas escolas de administração está ressurgindo, talvez pela proliferação de mestrados profissionais e MBAs. A bibliografia em português sobre o assunto é escassa, muitos professores confundem casos para ensino com estudos de caso e a produção de casos locais é insignificante, se comparada com o acervo de casos estrangeiros disponíveis. Neste artigo enfatiza-se a estrutura e o processo de redação de casos para ensino. Fundamenta-se na bibliografia estrangeira sobre o caso-problema e sobre a narração de textos literários e não literários. É ilustrado com casos nacionais escritos ou orientados pela autora e com casos estrangeiros.
Palabras clave : Método do caso,
Caso para ensino,
Formação de gestores,
Redação de casos para ensino.
Case method,
Teaching cases,
Management education,
Case writing.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2632
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
v7n3a12.pdf361,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.