Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2305
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Efeito do tratamento com triptofano sobre parâmetros do comportamento alimentar em ratos adultos submetidos à desnutrição neonatal
Título(s) alternativo(s): Revista de Nutrição
Autor(es): Santos, Judelita Carvalho
Deiró, Adenilda Queirós Santos
Morais, Graciele Lima
Santana, Laila Hohlenwerger Silva
Brito, Monique Gomes
Araújo, Rachel Chagas Silva
Castro, Raul Manhães de
Deiró, Tereza Cristina Bomfim de Jesus
Medeiros, Jairza Maria Barreto
Autor(es): Santos, Judelita Carvalho
Deiró, Adenilda Queirós Santos
Morais, Graciele Lima
Santana, Laila Hohlenwerger Silva
Brito, Monique Gomes
Araújo, Rachel Chagas Silva
Castro, Raul Manhães de
Deiró, Tereza Cristina Bomfim de Jesus
Medeiros, Jairza Maria Barreto
Abstract: OBJETIVO: Investigou-se os efeitos do tratamento com triptofano sobre o consumo alimentar em ratos adultos, submetidos ou não a desnutrição precoce. MÉTODOS: Sessenta e quatro ratos Wistar machos foram divididos em nutridos (n=32, caseína=17%) e desnutridos (n=32, caseína=8%), de acordo com a dieta materna empregada no período de lactação. Após o desmame, todos os ratos receberam dieta com 23% de proteína. Pesos corporais foram avaliados no sétimo, vigésimo primeiro e septuagésimo dias de vida. Aos setenta dias de idade, cada grupo nutricional foi dividido em subgrupos: Nutrido-Salina (n=16) e Nutrido-Triptofano (n=16), Desnutrido-Salina (n=16) e Desnutrido-Triptofano (n=16). Os grupos receberam diariamente 1,0mL/100g de triptofano, na dose de 50mg/kgP ou salina (0,9%NaCl), durante 14 dias. Neste período foram realizados os estudos dos parâmetros do comportamento alimentar. Posteriormente obteve-se a média do consumo alimentar relativo e a média do ganho de peso relativo. As análises estatísticas foram feitas utilizando os testes t Student e ANOVA seguido de Tukey, com p<0,05. RESULTADOS: As ninhadas de mães alimentadas com dieta hipoproteica mantiveram pesos inferiores comparados com as ninhadas nutridas (p<0,01) até os setenta dias de vida. Os ratos nutridos tratados com triptofano (M=6,88, DP=0,05) reduziram a ingestão alimentar comparados aos nutridos salina (M=7,27, DP=0,08) (p<0,01). Contudo, não houve efeito sobre o ganho de peso. Entre os desnutridos nenhuma diferença foi encontrada. CONCLUSÃO: Nesse estudo, a restrição proteica neonatal alterou a evolução ponderal em ratos. Além disso, a desnutrição precoce tornou os ratos adultos resistentes aos efeitos inibitórios do triptofano sobre a ingestão alimentar.
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Desnutrição
Ratos
Serotonina
Triptofano
Feeding behavior
Malnutrition
Rats
Serotonin
Tryptophan
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2305
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.