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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2209
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Fatores associados a patologias de pregas vocais em professores |
Otros títulos : | Revista de Saúde Pública |
Autor : | Souza, Carla Lima de Carvalho, Fernando Martins Araújo, Tânia Maria de Reis, Eduardo José Farias Borges dos Lima, Verônica Maria Cadena Porto, Lauro Antonio |
metadata.dc.creator: | Souza, Carla Lima de Carvalho, Fernando Martins Araújo, Tânia Maria de Reis, Eduardo José Farias Borges dos Lima, Verônica Maria Cadena Porto, Lauro Antonio |
Resumen : | OBJETIVO: Analisar fatores associados à prevalência do diagnóstico médico referido de patologias das pregas vocais em professores. MÉTODOS: Estudo epidemiológico transversal, censitário, com 4.495 professores da rede pública municipal de ensino elementar e fundamental de Salvador, BA, de março a abril de 2006. A variável dependente foi o diagnóstico médico referido de patologias das pregas vocais e as independentes, características sociodemográficas, atividade profissional, organização do trabalho/relações interpessoais, características físicas do ambiente de trabalho, freqüência de transtornos mentais comuns, medida pelo Self-Reporting Questionnaire-20 (SRQ-20 >7) e condições de saúde geral. Foram aplicadas técnicas de análise estatística descritiva, bivariada e regressão logística múltipla. RESULTADOS: A prevalência de diagnóstico médico referido de patologias das pregas vocais foi de 18,9%. Na análise de regressão logística, as variáveis que permaneceram associadas ao diagnóstico médico de patologia das pregas vocais foram: sexo feminino, trabalhar como professor por mais de sete anos, uso intensivo da voz, referir mais de cinco características desfavoráveis do ambiente físico de trabalho, uma ou mais doenças do trato respiratório, perda auditiva e apresentar transtornos mentais comuns. CONCLUSÕES: A presença de patologias das pregas vocais referidas associou-se a fatores que indicam a necessidade de ações de promoção da saúde vocal do professor e modificações na organização e estrutura do trabalho docente. |
Palabras clave : | Docentes, Distúrbios da Voz, Condições de Trabalho, Saúde do Trabalhador Estudos Transversais. Faculty, Voice Disorders, Working Conditions, Occupational Health, Cross-Sectional Studies. Trastornos de la Voz, Condiciones de Trabajo, Salud Laboral. Estudios Transversales. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2209 |
Fecha de publicación : | ago-2011 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
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