Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2143
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Abordagem ética em pesquisas publicadas por um programa de pós-graduação em enfermagem
Other Titles: Texto & Contexto Enfermagem
Authors: Cruz, Enêde Andrade da
Alves, Maria Dalva Santos
Fraga, Maria de Nazaré de Oliveira
Damasceno, Marta Maria Coelho
metadata.dc.creator: Cruz, Enêde Andrade da
Alves, Maria Dalva Santos
Fraga, Maria de Nazaré de Oliveira
Damasceno, Marta Maria Coelho
Abstract: Estudo de caráter exploratório e abordagem quantitativa, objetiva analisar os aspectos éticos referidos nas pesquisas com seres humanos, publicadas por enfermeiras em coletâneas de um programa de pós-graduação de enfermagem, no período de 1998 a 2000. Utilizamos, como referência, os parâmetros éticos que devem ser adotados em todas as investigações científicas, contidos na Resolução do Ministério da Educação, que dispõe sobre pesquisa com seres humanos. Para efeito de coleta e análise de dados, esses foram dispostos em três grupos: abordagem total dos aspectos éticos, abordagem parcial e abordagem, apenas, dos aspectos operacionais para efetivação da pesquisa. Dentre as publicações, analisamos 67 trabalhos com seres humanos que relataram alguns aspectos éticos. Nestes, observamos que existem enfermeiras preocupadas com essa problemática, embora os aspectos éticos tenham sido abordados, na sua totalidade, em apenas uma pesquisa. Concluímos que o respeito a esses aspectos éticos, na realização das pesquisas, representa a possibilidade de uma assistência mais comprometida com o bem-estar do cliente.
Keywords: Ética. Ética em pesquisa. Pesquisa em enfermagem.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2143
Issue Date: 2005
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a03v14n1.pdf125,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.