Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2004
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Comportamento ingestivo e respostas fisiológicas de cabritos ¾ Boer submetidos a dietas com níveis de óleo de licuri
Otros títulos : Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
Autor : Jesus, Ioná Brito de
Bagaldo, Adriana Regina
Barbosa, Larissa Pires
Oliveira, Ronaldo Lopes
Garcez Neto, Américo Fróes
Silva, Thadeu Mariniello
Macome, Felicidade Margarida
Martins, Laura Emilia Panelli
metadata.dc.creator: Jesus, Ioná Brito de
Bagaldo, Adriana Regina
Barbosa, Larissa Pires
Oliveira, Ronaldo Lopes
Garcez Neto, Américo Fróes
Silva, Thadeu Mariniello
Macome, Felicidade Margarida
Martins, Laura Emilia Panelli
Resumen : Objetivou-se determinar o melhor nível de óleo de licuri na dieta de cabritos por meio do comportamento ingestivo e das respostas fisiológicas. Vinte cabritos ¾ Boer com peso inicial de 10,8kg e idade de 90 dias, foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições, e submetidos a dietas com 0,0; 1,5; 3,0 e 4,5% de óleo de licuri com base na matéria seca. O comportamento ingestivo foi avaliado mediante a observação individual dos animais, durante 24h a cada 5min para se determinar o tempo despendido em ingestão, ruminação e ócio. As respostas fisiológicas foram avaliadas por intermédio das medições de frequência respiratória, frequência cardíaca, temperatura retal e superficial dos animais, aferidas duas vezes ao dia, semanalmente. Os tempos de ingestão e ruminação não sofreram efeito da adição do óleo, porém o tempo de mastigação total seguiu comportamento linear crescente e o de ócio decresceu linearmente com adição dos níveis de óleo de licuri na dieta. O consumo de matéria seca, de fibra em detergente neutro, as eficiências de ingestão de matéria seca, de fibra em detergente neutro e de ruminação de matéria seca e de fibra em detergente neutro decresceram com adição do óleo de licuri na dieta. Os parâmetros fisiológicos não foram influenciados pela adição do óleo, exceto a frequência cardíaca no período da tarde, que reduziu linearmente com adição do óleo. Com base nos parâmetros estudados, o óleo de licuri pode ser adicionado até 4,5% na dieta de cabritos ¾ Boer.
Palabras clave : Bioclimatologia
Caprino
Lipídeo
Nutrição
Ruminante
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2004
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.