Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1697
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Primeiro relato de acidentes escorpiônicos causados por Tityus martinpaechi Lourenço, 2001 (Scorpiones; Buthidae)
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Porto, Tiago Jordão
Caldas, Elda Araújo
Cova, Bruno Oliveira
Santos, Valdélia Menezes Nascimento
Autor(es): Porto, Tiago Jordão
Caldas, Elda Araújo
Cova, Bruno Oliveira
Santos, Valdélia Menezes Nascimento
Abstract: O escorpionismo é um problema de saúde pública no Brasil, especialmente na região Nordeste. Os principais agentes etiológicos dos acidentes nessa região são Tityus serrulatus e T. stigmurus, mas outras espécies vêm sendo relatadas como causadoras de acidentes. Esse trabalho relata quatro acidentes escorpiônicos causados por T. martinpaechi, que, até então, não havia sido referida como uma espécie causadora de acidentes. Os casos aconteceram na Região Metropolitana de Salvador, no estado da Bahia. Três homens (17, 19 e 28 anos) e uma mulher (58 anos) foram picados no membro superior e apresentaram apenas manifestações clínicas locais (dor, parestesia e hiperemia). Os acidentes foram classificados como envenenamentos leves. Com esses relatos de escorpionismo por Tityus martinpaechi, esperamos contribuir para o conhecimento dos escorpiões causadores de acidentes no Brasil. Não consideramos Tityus martinpaechi como um escorpião de importância médica, devido ao restrito número de casos identificados, todos apresentando apenas manifestações clínicas locais (envenenamentos leves).
Palavras-chave: Escorpião – Acidentes – Bahia
Escorpionismo – Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1697
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5171-13566-1-PB.pdf351,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.