Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13139
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de metodologia qualitativa para avaliação de riscos no armazenamento geológico de CO²: um estudo de caso ilustrativo do Campo Fazenda Mamoeiro na bacia do Recôncavo
Autor(es): Paraguassú, Maísa Matos
Autor(es): Paraguassú, Maísa Matos
Abstract: Estudos científicos tem apontado o aumento das emissões antropogênicas de gases de efeito estufa (GEE) como um dos principais responsáveis pelo aquecimento global e mudanças climáticas, os quais já são observados pelo Homem. Neste contexto, a tecnologia de Captura e Armazenamento do Dióxido de Carbono em Reservatórios Geológicos (CCGS) tem sido destaque como uma das principais soluções no combate a este problema. Devido às suas características e da necessidade de garantir um armazenamento de CO2 seguro, a análise de risco apresenta-se como uma ferramenta para identificar os principais cenários de risco e o conhecimento destes pode oferecer maior confiança e credibilidade aos projetos de CCGS. Assim, visando contribuir com uma ferramenta que possibilite uma melhor compreensão dos riscos de fuga de CO2 no armazenamento, esse trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia qualitativa para avaliação de riscos do CO2 armazenado apoiada em metodologias disponíveis na literatura. A análise comparativa entre as principais metodologias existentes e os aspectos que influenciam na estimativa de risco balizou o desenvolvimento da Metodologia AR-CO2, sendo identificadas as características e lacunas mais significativas das metodologias estudadas. A metodologia AR-CO2 foi aplicada em um estudo de caso ilustrativo do Campo Fazenda Mamoeiro, situado na Bacia do Recôncavo. A partir do estudo de caso realizado identificou-se que a região apresenta risco predominantemente baixo. Com a aplicação da Metodologia AR-CO2 conclui-se que a metodologia proposta apresenta a vantagem de ser flexível, robusta, abrangente, sistemática,de baixo custo e de fácil uso para estimativa qualitativa do risco.
Palavras-chave: Dióxido de carbono
Armazenamento
Armazenamento
Ecologia dos reservatórios
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13139
Data do documento: 8-Out-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao maisa.pdf4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.