Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13091
Tipo: Dissertação
Título: Plano de qualificação da atenção em maternidades: análise em uma maternidade de Cuiabá/MT
Autor(es): Maciel, Noise Pina
Autor(es): Maciel, Noise Pina
Abstract: A mortalidade materna e infantil continua sendo um sério problema de saúde no país. O Plano de Qualificação das Maternidades (PQM) foi lançado em 2008 com o objetivo de qualificar o cuidado no parto e nascimento com implementação de estratégias de humanização da atenção obstétrica e neonatal. Este trabalho tem como objetivo realizar uma pré-avaliação do Plano de Qualificação ao parto em um hospital de referencia de Cuiabá/MT de forma a identificar pontos para melhoria e áreas prioritárias para avaliação.Trata-se de um estudo de avaliabilidade com enfoque qualitativo. As estratégias utilizadas para coleta de informações foram a análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas dos informantes chaves e observação participante das práticas da intervenção. O presente estudo identifica convergências entre os objetivos propostos e a percepção dos sujeitos envolvidos. Entretanto, aponta entraves em relação a ampliação da estrutura física e de equipamentos da maternidade,evitando a superlotação e postura inadequada de alguns profissionais de saúde em relação a humanização do parto e assistência .Sugerem-se futuros estudos com foco na avaliação, considerando as dimensões, político-organizacionais; de educação em saúde e qualidade da assistência.
Palavras-chave: Mortalidade Materna
Avaliabilidade
Qualificação da Maternidade
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13091
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss MP. Noíse Pina aciel. 2013.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.