Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13018
Tipo: Tese
Título: Aspectos epidemiológicos, clínicos, imunológicos e terapêuticos da leishmaniose disseminada produzida por Leishmania braziliensis
Autor(es): Rosa, Maria Elisa Alves
Autor(es): Rosa, Maria Elisa Alves
Abstract: A Leishmaniose Disseminada (LD) é forma grave de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), caracterizada pelo aparecimento de múltiplas lesões pleiomórficas, em mais de 2 segmentos corporais não contíguos. Ainda pouco compreendida, importante pelo caráter emergente, gravidade das lesões e dificuldade de tratamento. Objetivo: descrição dos aspectos clínicos, epidemiológicos, imunológicos e terapêuticos da LD. Desenho do Estudo: Série de casos, Corte Transversal e Coorte. Casuística, Material e Métodos: acompanhamento clínico de 121 pacientes de LD. Sangue periférico e tecido de 64 pacientes de LD e de Leishmaniose Cutânea (LC) foram avaliados quanto à produção in vitro e expressão tecidual de INFγ, TNFα, IL5, IL10, CCL2, CCL3, CCL11, CXCL9 e CXCL10. Resultados: apresentam maior risco de desenvolverem LD indivíduos adultos, do gênero masculino e lavradores. Envolvimento mucoso foi observado em 50% dos casos, 64% apresentaram entre 10 e 50 lesões, a reação de Montenegro foi positiva em 65% e Leishmania braziliensis foi identificada em 97% dos pacientes. Cura clínica foi observada em 36,8% dos pacientes com o uso de 1 a 4 séries de antimonial pentavalente (SbV); anfotericina B foi utilizada como medicação de resgate em 29% dos casos, com cura clínica em 100%. Pacientes adultos apresentaram um risco 9 vezes maior de falha terapêutica com o SbV que os menores de 18 anos. A produção in vitro de IFNγ e de TNFα foi mais baixa em pacientes com LD. A produção de CXCL9 foi mais elevado nos portadores de LD. A expressão tecidual das citocinas e quimiocinas foi equivalente nas 2 formas. Conclusões: adultos apresentam maior risco de falha terapêutica com o SbV. A avaliação imunológica sugere que os pacientes de LD apresentam resposta Th1 deslocada para os tecidos.
Palavras-chave: Leishmaniose disseminada
Leishmaniose tegumentar Americana
L. braziliensis
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13018
Data do documento: 22-Set-2013
Aparece nas coleções:Tese (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Med_Maria Elisa Alves Rosa.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.