Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12937
Tipo: Dissertação
Título: Campanhas políticas online: A discussão do Estado da Arte seguido de estudo de caso sobre os web sites dos candidatos à Prefeitura de Salvador em 2008
Autor(es): Aggio, Camilo de Oliveira
Autor(es): Aggio, Camilo de Oliveira
Abstract: Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de, em primeiro lugar, sistematizar e examinar as principais questões, discussões, problemas e configurações da utilização da internet por partidos e candidatos em corridas eleitorais. Em segundo lugar é realizado um estudo de caso sobre as campanhas online de quatro candidatos à prefeitura de salvador em 2008. A partir de uma revisão de literatura que abrange experiências em diferentes realidades políticas e culturais, assim como em diferentes períodos, constata-se que as campanhas online já se constituem um fenômeno relevante para o campo da comunicação política. Quatro questões-chave são identificadas na revisão de literatura, a saber, (a) engajamento e mobilização, (b) interatividade, (c) informação política não mediada e (d) paridade de disputa. As questões são organizadas, examinadas e discutidas, num esforço de preenchimento de uma lacuna na literatura produzida há duas décadas, carente de organização dos elementos constituintes do fenômeno. Por fim, são examinados os desempenhos dos quatro candidatos à prefeitura de Salvador em 2008 frente às principais características e potenciais das campanhas online identificados através do exame da literatura.
Palavras-chave: Internet
Eleições
Campanhas online
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12937
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camilo Aggio.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.