Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12873
metadata.dc.type: Tese
Título : Sistemas de produção de conteúdos no ciberjornalismo: a composição e a arquitetura da informação no desenvolvimento de produtos jornalísticos
Autor : Schwingel, Carla Andrea
metadata.dc.creator: Schwingel, Carla Andrea
Resumen : Esta tese analisa como sistemas automatizados de produção de conteúdo estão sendo utilizados ou desenvolvidos de forma específica para o Ciberjornalismo e propõe definições para os sistemas de produção ciberjornalísticos, especificamente nos aspectos: (1) da composição das informações, com a compreensão da arquitetura da informação (2) da edição; e (3) da publicação dos conteúdos. O objetivo principal é identificar como as características do ciberjornalismo são apropriadas e aplicadas pelos sistemas de produção de conteúdos, gerando alterações nos modelos de produção e nos produtos. Como objeto de estudo, examina-se (a) a sistemática de criação e produção do Centro de Mídia Independente (CMI) – coletivos técnicos e editorial do Brasil, que geram um produto alternativo à grande imprensa; (b) o desenvolvimento e produção da publicação do portal Globo.com, especificamente, do G1; (c) a elaboração e aplicabilidade do sistema de publicação do A Tarde Online; (d) a sistemática de produção e dinâmicas do IG, veículos da grande imprensa; e (d) a utilização de ferramentas automatizadas por parte dos pesquisadores de ciberjornalismo no Brasil, Espanha e Estados Unidos.
Palabras clave : Sistema de publicação
Ciberjornalismo
Sistema de Produção
Arquitetura da Informação
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12873
Fecha de publicación : 9-sep-2013
Aparece en las colecciones: Tese (PÓSCOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CarlaSchwingel - Sistemas de Publicação de Conteúdos no Ciberjornalismo.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.