Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12813
Tipo: Tese
Título: Avaliação estomatológica em pacientes pediátricos transplantados hepáticos acompanhados no serviço de gastroenterologia pediátrica do Complexo Hupes CPPHO da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Campos, Elisângela de Jesus
Autor(es): Campos, Elisângela de Jesus
Abstract: OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar as condições de saúde bucal de crianças com doença hepática terminal submetidas a transplante hepático. MÉTODOS: Este estudo de série de casos foi realizado com uma amostra de 55 crianças e adolescentes (n=18 meninos e n=37 meninas) entre 1 e 17 anos, submetidos a transplante hepático (n=52) ou em lista de espera para o transplante (n=3) que faziam acompanhamento médico no Centro de Estudos de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia. O estudo foi realizado através de um questionário, exame dos tecidos moles da boca, determinação da prevalência de cárie, hipoplasia, hipomineralização, descoloração dentária, condição periodontal e higiene oral. Os resultados foram determinados através de estatística descritiva. RESULTADOS: A atresia biliar foi a principal indicação para o transplante hepático na amostra (n=36/65,45%). Foi observada presença de hipoplasia em 28 crianças (50,90%), hipomineralização em 44 (80%) e descoloração dentária em 31 (56,36%) delas. A hiperplasia gengival foi encontrada em apenas 3 (5,45%) crianças e a média de sextantes com sangramento gengival foi 4,07±1,76. A experiência de cárie entre as crianças foi de 3,59/ 2,06 (ceo/CPOD). CONCLUSÕES: A ocorrência de hipoplasia, hipomineralização e descoloração dentária foi elevada entre as crianças com histórico de doença hepática, principalmente entre aquelas submetidas a transplante por atresia das vias biliares. A higiene oral deficiente, os hábitos alimentares e falta de acesso ao tratamento odontológico parecem ter influenciado a experiência de cárie e a condição periodontal observadas muito mais do que a doença hepática.
Palavras-chave: Doença Hepática
Gastroenterologia
Pediatria
Transplante Hepático
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12813
Data do documento: 3-Set-2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ELISANGELA.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.