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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Uma análise do processo de avaliação do Projeto de Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos
Autor : Nascimento, Jaqueline Dourado do
metadata.dc.creator: Nascimento, Jaqueline Dourado do
Resumen : Este trabalho tem como foco o estudo do uso da avaliação em projetos socioeducativos, uma atividade considerada repleta de grandes desafios, uma vez que requer, além do suporte legal, instrumentos, critérios, diagnósticos e mudanças no processo de implementação de programas e projetos. A pesquisa teve como objetivo central analisar o processo de avaliação do Projeto de Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos (ECOSOL-EJA) da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA). Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa com o método de estudo de caso avaliativo devido à possibilidade de se ter um estudo detalhado, bem como as múltiplas percepções do cotidiano investigado. A população participante desta pesquisa foi composta por integrantes da equipe do Projeto ECOSOL-EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos usados pelo Projeto ECOSOL-EJA. Utilizaram-se como referência para a análise as dimensões da avaliação, quais sejam: diagnóstica, tomada de decisão e melhoria do processo. A partir da análise da dimensão diagnóstica, observou-se que foram elaborados diversos instrumentos para avaliar o desenvolvimento das atividades do Projeto com relação à formação de profissionais da EJA e educadores populares e à elaboração do material didático-formativo. Verificou-se que não houve um planejamento estruturado - este ocorreu durante a execução do Projeto - e nem um plano de análise dos dados. Compreendemos que a realização de uma avaliação de maneira sistematizada, com planejamento estruturado, questões de avaliação e planos de análise, facilitará o trabalho de implementação de uma avaliação dentro de um programa e/ou projeto, possibilitando a construção e/ou adequação dos instrumentos de avaliação ao contexto investigado, como também a realização de pré-testes. No projeto em questão, os instrumentos de avaliação foram construídos de acordo com a necessidade do projeto, porém, nem todos foram aplicados e tiveram seus dados tabulados e analisados, o que permite indagarmos sobre a real necessidade de se ter instrumentos, quando estes não são utilizados de maneira adequada. Numa perspectiva mais técnica, a avaliação deverá considerar os princípios da praticidade, utilidade e oportunidade. Quanto à dimensão tomada de decisão, são consideradas as questões relacionadas às estratégias, aos critérios de julgamento e ao processo de negociação para a tomada de decisão, ou seja, é o aspecto político da avaliação. Foi possível perceber que as decisões ocorreram de maneira coletiva, buscando consensos para a tomada de decisão e construção de planos de ação e sua execução. Já a dimensão melhoria do processo foi identificada, nas práticas do Projeto ECOSOL-EJA, quando relacionada ao redimensionamento das ações para elaboração do material didático-formativo. As melhorias aconteceram durante o próprio processo de implementação do projeto, sendo benéfico ao Projeto ECOSOL-EJA, já que evidencia que os resultados oriundos da avaliação realizada contribuíram para o processo de tomada de decisão. A análise do processo avaliativo do Projeto ECOSOL-EJA traz como contribuição a exequibilidade de avaliações realizadas por avaliadores internos, sendo possível ter mudanças na prática avaliativa de programas e projetos socioeducativos. Como desafio, espera-se que ações como esta influencie no desenvolvimento de uma cultura avaliativa dentro dos programas e projetos.
Palabras clave : Avaliação de projetos socioeducativos
Economia solidária
Educação de jovens e adultos
Dimensões da avaliação
Projeto Ecosol-EJA
Evaluation of social and educational projects
Education of youth and adults
Reviewed dimensions
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12688
Fecha de publicación : 2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)



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