Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12329
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Formação docente para educar jovens e adultos na diversidade
Autor : Lima, Daniela de Jesus
metadata.dc.creator: Lima, Daniela de Jesus
Resumen : A presente dissertação analisa o Curso EJA na Diversidade da Rede de Educação para a Diversidade. O curso tem a finalidade de formar docentes para a inserção da temática da diversidade nas classes de educação de jovens e adultos. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender como o curso capacita os docentes para a construção de projetos de intervenção no âmbito escolar que atenda as especificidades e a diversidade dos sujeitos. A pesquisa foi realizada com os docentes que fizeram a formação continuada, na oferta realizada pelo MEC em parceria com uma IES pública baiana, no ano de 2009. A metodologia estruturou-se a partir de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados deu-se através da análise documental e da utilização de questionários. Quanto ao quadro teórico estruturou-se a partir de dois principais conceitos trabalhados no curso: educação e diversidade. A pesquisa aponta que os projetos de intervenção escolar não conseguem romper com as concepções e representações arraigadas que padecem na sociedade e que são reproduzidas dentro do espaço escolar, através da concepção única de racionalidade epistêmica, materializada em currículos, saberes, tempos e espaços de aprendizagens – em que as especificidades dos sujeitos não se configuram como elemento central da práxis pedagógica.
Palabras clave : Educação de adultos
Educação multicultural
Formação de professores de educação de adultos
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12329
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Daniela de Jesus Lima PDF Final.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.