Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12328
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Graduação em Saúde Coletiva: limites e possibilidades como estratégia de formação profissional
Other Titles: Ciência and Saúde Coletiva
Authors: Bosi, Maria Lúcia Magalhães
Paim, Jairnilson Silva
metadata.dc.creator: Bosi, Maria Lúcia Magalhães
Paim, Jairnilson Silva
Abstract: O presente artigo problematiza a Saúde Coletiva como âmbito de profissionalização, sistematizando alguns fundamentos teóricos, sociais e ético-políticos de uma formação em nível de graduação. Para tanto, recupera a trajetória em que se vem dando a formulação desses cursos e, mais recentemente, sua emergência nas instituições de ensino superior brasileiras. No Brasil, tais projetos resultam do acúmulo no ensino da Saúde Coletiva em diferentes cursos de graduação na área da saúde, acrescido da tradição na pós- graduação lato e stricto sensu, tendo dentre os seus desdobramentos o reconhecimento da pertinência de fomentar novas estratégias de formação. Mais recentemente, políticas voltadas à inclusão social e à expansão do ensino superior vêm impulsionando o movimento, ao que se soma a constatação de que o Sistema Único de Saúde demanda novos atores, com capacidade de dar respostas diferenciadas e complementares àquelas possibilitadas pelas graduações tradicionais. No momento em que diversas instituições se encontram em fase de oferta dessa formação à sociedade, este artigo apresenta um conjunto de elementos derivados da reflexão nos planos epistemológico, sociológico e político-sanitário, visando a contribuir para um diálogo acerca da emergência desse projeto no contexto brasileiro.
Keywords: Graduação em saúde coletiva
Profissionais de saúde
Recursos humanos
Saúde pública
Saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12328
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a17v15n4.pdf55,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.