Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12085
Tipo: Dissertação
Título: O que é público é de todos, é de ninguém ou é de quem? Espaços livres de edificação nos parcelamentos da Vila Laura, Sub-distrito de Brotas - Salvador, Bahia
Autor(es): Mendonça, Frederico Augusto Rodrigues da Costa de
Autor(es): Mendonça, Frederico Augusto Rodrigues da Costa de
Abstract: Baseado no processo de urbanização de uma porção territorial situada na área central de Salvador, este trabalho buscou identificar e qualificar a distribuição dos espaços livres de edificação no parcelamento da propriedade denominada Vila Laura, expansão de Matatu, Subdistrito de Brotas. Esta análise aborda desde a concepção dos projetos e sua regulação pelas instâncias oficiais, à sua apropriação social. Apoiado nos estudos de sintaxe espacial e morfologia urbana, se procurou analisar as semelhanças e diferenças entre os padrões de urbanização dos loteamentos Vila Laura e Três Marias, voltados para as classes médias, bem como de seu entorno imediato, destacando particular atenção às áreas vegetadas nos espaços de uso público e particular, buscando-se, assim, caracterizar uma delimitação de imagem urbana de bairro. Este trabalho se conclui com uma discussão acerca de quem se apropria dos espaços livres públicos, relacionando a legislação e as práticas sociais, a intermediação da administração pública e a ausência de formas organizativas dos moradores e usuários dos espaços urbanos, somados aos conflitos estabelecidos com a crescente utilização do automóvel na conformação dos espaços livres, particulares e públicos.
Palavras-chave: Espaços livres
Espaços público
Urbanização
Práticas sociais
Arborização urbana
Gestão urbana
Bairro
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12085
Data do documento: 3-Jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FredericoARCMendonça_Dissertacao.pdf92,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.