Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12014
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da efetividade das ações para prevenção e controle da transmissão vertical da Sífilis em Cuiabá e Mato Grosso
Autor(es): Oliveira, Leila Regina de
Autor(es): Oliveira, Leila Regina de
Abstract: A Sífilis Congênita é um importante problema de saúde em vários países. No Brasil, em 2007, foi lançado o Plano Operacional para redução da transmissão vertical da Sífilis visando reduzir a ocorrência da Sífilis Congênita. Para avaliar a efetividade das ações para prevenção e controle da transmissão vertical da Sífilis em Cuiabá e Mato Grosso, realizou-se estudo de série temporal da incidência desta doença e avaliou-se a evolução de alguns indicadores de assistência à saúde das gestantes com Sífilis. SINAN e SINASC foram as fontes de dados. A efetividade das ações foi avaliada pela comparação da evolução de indicadores de resultados, 2001-2006 e 2007-2011, e pela Fração Prevenível. Não foram observadas melhorias dos indicadores de resultados referentes à assistência a saúde das gestantes. A Fração Prevenível pelas ações em Mato Grosso foi de 0,0950 (IC95% -0,3370; 0,3875) e em 0,4372 (IC95% -0,0018; 0,6839). A não efetividade das ações sugere que as mesmas não estão sendo desenvolvidas ou estão sendo implementadas de forma inadequada e/ou insuficiente.
Palavras-chave: Sífilis congênita
Avaliação em saúde
Efetividade
Cuidado pré-natal
Congenital syphilis
Health evaluation
Effectiveness
Prenatal care
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12014
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss MP. Leila R. Oliveira. 2012.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.