Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12011
Tipo: Dissertação
Título: Análise da produção bibliográfica sobre vigilância sanitária no Brasil: um estudo bibliométrico do período 1999-2010
Autor(es): Nunes, Elenice Matos Freitas
Autor(es): Nunes, Elenice Matos Freitas
Abstract: A Vigilância Sanitária é definida como uma prática social de expressiva relevância pública e de construção da cidadania, a qual vem se firmando como um condicionante para o direito à saúde. Enquanto espaço de produção de conhecimento, encontra-se ainda embrionário no Brasil. Esta pesquisa objetivou descrever e analisar o conjunto da produção bibliográfica brasileira sobre Vigilância Sanitária e a produção específica sobre vigilância sanitária em serviços de saúde, no período de 1999 a 2010. Trata-se de um estudo bibliométrico que utilizou os acervos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como fonte de dados, buscando-se os documentos indexados nas bases de dados Llilacs e Scielo. A análise dos resultados demonstrou um crescimento progressivo nas produções (630%). Os estudos sobre Vigilância Sanitária de serviços de saúde representaram 10% do total das publicações e o formato de artigo correspondeu a 65% dos documentos. Dentre os periódicos, 48% foram classificados no estrato Qualis B3 e apenas 9% em Qualis A2. O maior volume de estudos (57%) foi realizado na região Sudeste que também foi responsável por 58% de instituições a que pertence o primeiro autor. A região Norte contribuiu com apenas 1% das publicações. Encontraram-se 94% dos primeiros autores com vínculo público: 76% pertencentes à instituição acadêmica e destes 66% eram do sexo feminino. Conclui-se que o campo de produção de conhecimento sobre Vigilância Sanitária ainda apresenta grandes fragilidades, o que evidencia a necessidade de maiores investimentos na realização de pesquisas em todo o país, sobretudo com a intensificação de recursos para a região Norte.
Palavras-chave: Bibliometria
Vigilância Sanitária
Serviços de Saúde
Bibliometric
Health Surveillance
Health Services
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12011
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss MP. Elenice Matos. 2012.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.