Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11929
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Panorama e perspectivas da/para formação continuada em educação física: caminhos da pós-graduação Lato Sensu na Bahia
Autor : Novaes, Amanda Leite
metadata.dc.creator: Novaes, Amanda Leite
Resumen : Trata-se de uma dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. O presente trabalho se constitui em uma investigação interessada na reflexão acerca da complexidade da formação humana e no diálogo crítico sobre os passos contemporâneos do ensino superior. O estudo em tela discute a formação continuada de professores no Brasil e toma como desafio investigativo os cursos de pós-graduação Lato sensu presenciais em Educação Física na Bahia. A pesquisa considera o materialismo histórico e dialético como referência e conta com os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento documental e entrevista semiestruturada como pesquisa de campo. No levantamento documental foi possível construir um panorama dos cursos de graduação e pós-graduação Lato sensu na área de Educação Física e na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores de cursos. A discussão teórica e a análise das informações levantadas evidenciam: um ordenamento legal que flexibiliza o funcionamento dos cursos Lato sensu em relação aos Stricto sensu e aumenta a oferta de cursos nesse nível; uma lógica capitalista em parte das iniciativas de criação de cursos, tanto em instituições privadas, quanto em públicas e uma diversidade de temas e modos de funcionamento dos cursos. O intento desse estudo foi: contribuir criticamente com o debate relativo à formação continuada de professores de Educação Física; qualificar a necessidade do Estado, a partir das instituições públicas de ensino, assumir a responsabilidade socioeconômica dessa importante etapa da formação continuada de professores e edificar projetos consistentes e articulados com a formação inicial e referenciados em um projeto histórico transformador.
Palabras clave : Ensino superior
Formação continuada de professores
Educação física
Higher education
Physical education
Continuing educat ion for teachers
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11929
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao Amanda Novais.pdf735,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.