Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1189
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A biblioteca universitária brasileira: um modelo para avaliar seu desempenho
Other Titles: Revista Ponto e Acesso
Authors: Lubisco, Nídia Maria Lienert
metadata.dc.creator: Lubisco, Nídia Maria Lienert
Abstract: O presente artigo, parte da tese de doutorado da autora, apresenta um modelo para a avaliação da biblioteca universitária no Brasil, no contexto da avaliação dos cursos de graduação, realizada pelo Ministério de Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O referido modelo se baseia no instrumento adotado pelo INEP (2006), mas seu conteúdo foi formulado levando em conta diferentes trabalhos: Indicadores de rendimiento para la evaluación de la biblioteca universitaria, da REBIUN (2000), um dos documentos do PNBU, elaborado por Maria Carmen Romcy de Carvalho (1995), os Estándares para las bibliotecas universitarias chilenas (2001), os Indicadores REBIUN (2000) e Guía metodológica para evaluar las bibliotecas de las instituciones de educación superior (México, 2000). O fim último deste trabalho é que o INEP e as universidades passem a dispor de um sistema de avaliação mais completo a ser aperfeiçoado à medida que os dados sejam gerados. A partir daí, deverá ser construído um banco de informações gerenciais e um sistema de indicadores de desempenho que possibilitem aos sistemas bibliotecários orientar-se para o planejamento e a gestão e que reflitam sua função de recurso pedagógico da universidade.
Keywords: Bibliotecas universitárias- avaliação
Bibliotecas universitárias – Brasil
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1189
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)
Artigo Publicado em Periódico (PPGCI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1887.pdf317,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.