Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11896
Tipo: Dissertação
Título: Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
Autor(es): Lopes, Maria Aparecida
Autor(es): Lopes, Maria Aparecida
Abstract: Este estudo trata do processo de demarcação do samba-canção no período 1946-1957, traçando um perfil do percurso desse samba diferente, da forma como essa música foi percebida, a sua trajetória, a sua ascensão, o seu “declínio” e a sua “continuidade”. Para tanto, tomou-se registros sonoros como principal fonte. Revisitou-se o rádio, principal veículo difusor e disseminador de então. Observou-se, numa perspectiva social e histórica, a incorporação de valores de outros gêneros e ritmos musicais, motivo de um ambiente musical tensionado. Constatou-se que, apesar das reações contrárias, os ritmos estrangeiros encontraram acolhimento por parte desse ambiente, e assim pôde se firmar através de fusões e trocas, próprias de tal processo, o que legou ao Brasil uma música mais rica. O samba tradicional – um dos emblemas maiores da cultura brasileira – não perdeu sua nuclearidade como temiam os defensores da sua “pureza”. Pelo contrário, continua a se desdobrar em inúmeras variações. This study deals with the process of demarcation of the samba-canção, in the period 1946-1957, establishing a profile of path the of that different kind of samba, the way this music was seen, its trajectory, its rising, its “decline” and “continuity”. For this, it was taken as main source the songs recorded. It was revisited the radio, the main vehicle for disseminating and diffusing of that time. It was observed, within a social and historical perspective, the incorporation of values of other musical genres and rhythms, cause of a tense musical environment. It was found that despite the backlash, the foreign rhythms have had receipt of this environment, and so was able to establish itself, through mergers and changes characteristic of this process, which have bequeathed to Brazil a more rich music. The traditional samba - one of the greatest symbols of Brazilian culture - has not lost its central nature, as they feared the defenders of its “purity”. Rather, it continues to unfold in countless variants.
Palavras-chave: Música popular brasileira
Samba-canção
Hibridismo
Popular brazilian music
Hibridity
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11896
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf899,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.