Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11836
Tipo: Dissertação
Título: Corpo lugar da memória: a cultura corporal na Irmandade da Boa Morte em Cachoeira-Ba e o contexto educativo local
Autor(es): Queiroz, Lilian Quelle Santos de
Autor(es): Queiroz, Lilian Quelle Santos de
Abstract: Esta pesquisa buscou investigar a cultura corporal entendendo-a como elemento de afirmação no processo de construção da identidade e da cultura afro-brasileira, tratando especificamente da Irmandade da Boa Morte em Cachoeira, Bahia, articulando as relações entre Irmandade e os elementos corporais que a constituem. Consiste em uma pesquisa histórica de caráter qualitativo que utiliza instrumentos da história oral e imagética, realizada na cidade da Cachoeira em dois momentos: O primeiro dedicado a observação das festividades da Boa Morte e entrevistas com participantes e moradores da cidade. O segundo dedicado às entrevistas semiestruturadas dentro das escolas, com alunos, professores, diretores e coordenadores. Dos resultados, destacamos a importância de se considerar a história e as práticas corporais na reconstrução da cultura do povo brasileiro como elemento da prática pedagógica por considerarmos a escola um espaço de pesquisa por entendê-la como um dos principais elementos para a compreensão e formação identitária, e que, portanto se faz necessário estudar como se processa à dinâmica de ensino e apreensão de expressões da cultura local, uma vez que a educação tende assumir a estrutura da cultura ao qual pertence e a cultura, portanto se “prolifera” através do processo educativo. No sentido de ampliar a discussão no campo da cultura corporal como uma forma de potencializar a expressão, apreensão e percepção dos indivíduos com o mundo e o desenvolvimento das relações com elementos que os circundam, se faz necessária a compreensão das matrizes constituintes do acervo cultural da humanidade no qual nos encontramos inseridos. Nesse contexto, existem fatores que relacionam cultura corporal às manifestações da cultura afro-brasileira, entendidas por muito tempo como desprovidas de valor acadêmico e a margem do contexto escolar formal.
Palavras-chave: African-brazilian culture
Culture body
Cultura afro-brasileira
Cultura corporal
Educação
Education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11836
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lilian Quelle.pdf4,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.