Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11832
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A produção de pesquisa em educação física, esporte e lazer com a temática escola no Nordeste brasileiro [1982-2004]: mediações e possibilidades da educação para além do capital |
Autor : | Albuquerque, Joelma de Oliveira |
metadata.dc.creator: | Albuquerque, Joelma de Oliveira |
Resumen : | A presente pesquisa se insere na Linha de Educação, Cultura Corporal, e Lazer, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Parte da compreensão de que o conhecimento produzido no modo do capital organizar a vida se desenvolve por contradições e conflitos que expressam a luta de classes e adquire força produtiva, política e ideológica. Encontra-se em meio aos que propõem fazer um balanço crítico da produção do conhecimento em Educação Física & Esporte e Lazer no Brasil, analisando duas dimensões: a epistemológica, que nos fornece elementos técnicos, teóricos, metodológicos, gnosiológicos, ontológicos; e as implicações deste conhecimento no processo de formação humana, tendo como referência a superação da apropriação privada dos meios de produção (dentre eles o conhecimento científico) e da exploração do homem pelo homem. Assim questionamos: Quais as possibilidades expressas na produção do conhecimento em Educação Física & Esporte e Lazer no Nordeste do Brasil, especificamente a que trata da temática Escola, para a modificação radical das relações entre homem-homem, homem-humanidade e homem-natureza, tomando como referência ‘A Educação para Além do Capital’? Nosso objetivo imediato é Analisar a produção do conhecimento em Educação Física & Esporte e Lazer no Nordeste do Brasil, verificando e discutindo as possibilidades expressas nesta produção referente a este fenômeno particular, para construção da perspectiva de modificação radical das relações entre homem-homem, homem-humanidade e homem-natureza, considerando ‘A Educação para Além do Capital’. Para tanto, foi retomado o banco de dados, que reuniu informações sobre 70 teses e dissertações produzidas por docentes da região, que foram sistematizadas: 1) a partir das temáticas abordadas, considerando-se a classificação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; e 2) a partir das abordagens epistemológicas. Analisamos o grupo temático ‘Escola’ e, para análise epistemológica, optamos pela uso do esquema paradigmático. Consideramos que a produção do conhecimento expressa possibilidades para construção da perspectiva de modificação radical das relações entre homem-homem e homem-natureza, que podem ser identificadas, nas problemáticas abordadas, categorias e conceitos, método, referências utilizadas e proposições mencionadas, não de maneira mecânica, mas, sim, a partir de suas contradições. Pode ser identificada quando nos perguntamos pelos elementos centrais da Educação na perspectiva para além do capital: nas concepções de auto-realização dos indivíduos; na consideração do conhecimento como elemento necessário para transformar em realidade o ideal da emancipação humana; a concepção de Mudança radical oposta às reformas; na atividade humana da qual não se possa excluir qualquer intervenção intelectual; na universalização da educação e do trabalho como atividade humana auto-realizada e; na compreensão de sistema produtivo, como o controle consciente do processo de reprodução social por parte de produtores livremente associados; na autogestão, onde a intervenção da educação ocorrerá a partir do estabelecimento de prioridades e reais necessidades mediante plena e livre deliberação dos indivíduos envolvidos. A produção analisada expressa a luta de classes, nas tendências conflitantes na concepção de educação física escolar, bem como, de educação, que se consolidam na região nordeste. |
Palabras clave : | Educação Educação física Produção do conhecimento Educação para além do capital Educación física Producción del conocimiento Educación más allá del capital |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11832 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joelma Albuquerque.pdf | 758,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.