Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11816
metadata.dc.type: Dissertação
Título : "Ser pataxó: educação e identidade cultural"
Autor : Oliveira, Augusto Marcos Fagundes
metadata.dc.creator: Oliveira, Augusto Marcos Fagundes
Resumen : O presente trabalho intitulado: “Ser Pataxó: educação e identidade cultural”, consiste numa análise referente a que pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge das práticas educacionais ocorridas na Aldeia Nova Vida, em Camamu- Bahia. Divide-se em quatro capítulos, onde abordamos a trajetória histórica do povo Pataxó Hãhãhãi; o processo de discussão sobre os modelos de educação para o indígena, comunitária indígena, e escolar indígena, tanto no âmbito teórico, como na prática vivenciada na Aldeia - nosso universo de trabalho. Busca-se demonstrar que perfil de pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge como fruto destes processos educacionais a partir das expressões dos próprios índios - priorizando aqueles que vivenciam as três práticas educacionais.
Palabras clave : Índios
Pessoa
Identidade
Grupo étnico
Educação
Cultura
Comunidade
Sociedade indígena
Sociedade nacional
Indian
Person
Identity
Ethnic group
Indian society
National society
Education
Culture
Community
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11816
Fecha de publicación : 2002
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao Augusto Oliveira.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.