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metadata.dc.type: Dissertação
Título : CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL?
Autor : Torres, Velda
metadata.dc.creator: Torres, Velda
Resumen : Esta pesquisa possui como propósito o levantamento de estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inicialmente, apresenta discussões sobre a linguagem do consumo, as relações dessa cultura com a comunicação midiática (em especial com a comunicação publicitária) e as perspectivas teóricas de alguns estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inclui também uma breve contextualização sobre a discussão dessa temática na esfera social. Trata-se de uma pesquisa sobre o modo como os estudiosos desse fenômeno sociocultural percebem a relação que crianças e pré-adolescentes estabelecem com a cultura de consumo e o caráter ativo e crítico desses sujeitos nas dimensões dessa cultura. Nesse sentido, discute as divergentes abordagens encontradas, tanto as que associam as relações com o consumo à exposição de crianças e pré-adolescentes à TV - atribuindo-as a uma possível manipulação presente na mensagem publicitária, parecendo negligenciar o caráter ativo e reflexivo desses sujeitos como preponderantes nas suas escolhas, quanto perspectivas teóricas alinhadas a ideia de que a comunicação publicitária não responde sozinha pela cultura do consumo, mas em conjunto com agentes sociais envoltos na visão de mundo dos sujeitos, isto é, nas suas percepções, crenças, atitudes e valores.
Palabras clave : Comunicação
Consumo
Cultura
Estereótipos
Identidade
Propaganda
Pré-adolescentes
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11784
Fecha de publicación : 10-jun-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCULTURA)

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