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Tipo: Dissertação
Título: A oralidade e a identidade do educando: uma reflexão sobre a linguagem verbal e o seu uso pedagógico
Autor(es): Santos, Antônio Fernando Silva dos
Autor(es): Santos, Antônio Fernando Silva dos
Abstract: A presente pesquisa aborda a identidade cultural do educando nas atividades orais da escola do Ensino Fundamental. Busca-se, através de um processo analítico e crítico de reflexão, verificar os motivos que levaram (e ainda levam) a uma subutilização da oralidade em sala de aula, fato este que afeta negativamente o ensino da língua materna. A pesquisa revelou, ainda, que tanto no campo científico (dos estudos linguísticos) quanto no campo legal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) existem subsídios mais do que suficientes para a defesa de uma pedagogia linguística que considere a oralidade como princípio e fim; sem que se esqueça a relevância do aprendizado da escrita numa perspectiva de ampliação do capital cultural do educando. A fala dos indivíduos não é mera transmissão de informação, mas uma forma de constituição da subjetividade, da cognição, uma forma de ação. As diferentes formas de discurso existem tanto para melhorar a eficácia comunicativa, quanto para marcar a identidade. É assim que trabalhar com variação linguística é o mesmo que trabalhar com identidade, e vice-versa.
Palavras-chave: Oralidade
Ensino
Língua materna
Variação
Identidade
Orality
Mother-tongue
Variation
Identity
Education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11771
Data do documento: 2009
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