Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11723
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Desenvolvimento e validação de método analítico para determinação de interferentes endócrinos: aplicação em amostras da água da Baía de Todos os Santos, Ba
Autor : Lisboa Filho, Normando da Silva
metadata.dc.creator: Lisboa Filho, Normando da Silva
Resumen : O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um procedimento analítico empregado Cromatografia Líquida Ultra Rápida acoplada a Detector de Fluorescência (UFLC-FLU) para determinação de interferentes endócrinos (IEs; bisfenol A (BPA), 4n-nonilfenol (4NP), 4-octifenol (4OP), 4-t-octifenol (4TOP), estriol (E3), estrona (E1), 17β- estradiol (E2) e 17α-etinilestradiol (EE2)) em água do mar. Foi utilizado um sistema de pré-concentração em fase solida (cartucho SPE com fase estácionária C18) para extração e pré-concentração dos IE em as amostras de água do mar. A separação foi otimizada e realizada em um tempo total de corrida de 10 min, em uma coluna cromatográfica Shim-pack XR-ODS C-18 (2,0 mm ID x 50 mm), com a fase móvel de acetonitrila e água ultra pura com gradiente de eluição. A vazão foi de 0,12 mL min-1, a temperatura da coluna foi mantida em 60°C e os comprimentos de onda de emissão e excitação foram de 306 nm e 280 nm, respectivamente. O método validado foi aplicado em amostras de água coletadas na Baia de Todos os Santos, Bahia, Brasil. As amostras foram coletadas na Baía da Ribeira, Feira do São Joaquim, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Cachoeira e Acupe. As recuperações para o IE variaram entre 84,9% (para o composto 4nOP) e 104% (para o composto 4nNP), e a repetibilidade foi adequada (RSD < 4,5%). Os limites de detecção e quantificação encontrados para os compostos estudados variaram de 4 a 27 µg L-1 e de 19 a 185 µg L-1, respectivamente para o método cromatográfico. Considerando o fator de concentração de 2000 vezes, o LD e LQ variaram de 2 a 23 ng L-1 e de 9 a 96 ng L-1, respectivamente quando calculados para amostra real. Foi observada a ocorrência dos seguintes IE nas amostras reais: bisfenol A (BPA), 17β-estradiol (E2), estriol (E3) e 4n-octifenol (4NOP) em concentrações que variaram de 5 ng L-1 em Santo Amaro a 18,3 ng L-1 em Cachoeira para o E2, 20 ng L-1 do 4NOP na Ribeira a 135 ng L-1 no estuario do Rio Subaé (Santo Amaro), sendo o 4NOP o contaminante onipresente nas amostras analisadas. A concentração de 38 ng L-1 de E3 foi encontrada apenas nas amostras da Ribeira. A presença de BPA foi detectada em quase todas as amostras (o BPA não foi detectado na Ribeira), em níveis entre 13 ng L-1 no estuário do rio Paraguaçu em Cachoeira e aproximadamente 77 ng L-1 no estuário do rio Subaé. Os resultados sugerem que as regiões estudadas encontram-se possivelmente impactadas em relação os IE estudados e que as concentrações encontradas poderiam indicar possíveis danos ao ecossistema marinho local. O método analítico empregando SPE e UFLC-FLU se mostrou eficiente na determinação dos oito compostos de interesse usando um volume de amostra de 4 litros.
Palabras clave : Interferentes endócrinos
Cromatografia liquida ultra rápida (UFLC)
Água do mar
Baía de Todos os Santos
Endocrine interfering
Ultra-fast liquid chromotography (UFLC)
Validation method
Todos os Santos Bay
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11723
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGQUIM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação NORMANDO DISSERTAÇÃO FINAL (1).pdfDocumento principal1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.