Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11702
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Oralidade e escrita: narrativas de professoras alfabetizadoras e de alunos da educação de jovens e adultos.
Authors: Silva, Viviane Fernandes Fraga da
metadata.dc.creator: Silva, Viviane Fernandes Fraga da
Abstract: O texto dissertativo procura levantar as concepções das professoras alfabetizadoras e dos alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) sobre a relação entre linguagem oral e escrita e suas implicações na aprendizagem da escrita. Tem o objetivo de expor o imaginário de escrita e de oralidade das professoras alfabetizadoras e dos alunos. As concepções foram coletadas através de observações das aulas e entrevistas coletivas realizadas numa escola municipal que fica situada na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador – Ba, em três salas, duas turmas de EJA 1, que corresponde à 1ª e 2ª séries, as quais são denominadas turma A e B, e a outra, de EJA 2 (3ª e 4ª séries). As análises dos dados coletadas no campo estão sustentadas pelos teóricos da Linguagem e pelas reflexões do pesquisador, e os teóricos da linguagem também fundamentam a pesquisa teórica. Quanto aos resultados obtidos, às concepções, aos valores, às atitudes das alfabetizadoras e dos alunos sobre a escrita e a oralidade, verificou-se que influenciam tanto a prática docente quanto o processo de aquisição da língua escrita realizado pelos alunos, já que o imaginário de escrita e de oralidade construído por eles é compartilhado entre os indivíduos da sociedade.
Keywords: Oralidade
Escrita
Alfabetização de jovens e adultos
Written
Alphabetization of youths and adults
Orality
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11702
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Viviane Fernandes.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.