Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11648
Tipo: Dissertação
Título: Estruturas de cobertura na arquitetura religiosa de Landi em Belém - PA: avaliação de tipologia, comportamento estrutural e identificação das espécies vegetais
Autor(es): Nunes, Larissa Corrêa Acatuassú
Autor(es): Nunes, Larissa Corrêa Acatuassú
Abstract: Em virtude da importância dos telhados para a preservação dos monumentos, procura-se nesta dissertação estudar as estruturas de cobertura da arquitetura religiosa de Antônio José Landi, arquiteto italiano que veio ao Brasil contratado pela Coroa portuguesa. A vida e obra deste artista é tratada brevemente neste estudo, bem como contextualiza-se a cidade de Belém na qual suas obras mais importantes foram construídas. O manuscrito de Landi sobre a flora amazônica é estudado e comparado com os relatos de outros viajantes, analisando-se as espécies de madeira utilizada no século XVIII. Algumas igrejas de Landi foram utilizadas para se avaliar o comportamento estrutural dos sistemas de cobertura, registrando a sua tipologia construtiva, detalhando as suas sambladuras e identificando as espécies vegetais encontradas. Visando facilitar o entendimento destes telhados, apresenta-se as características da madeira e destaca-se as tipologias dos sistemas de cobertura mais utilizados nas edificações históricas.
Palavras-chave: Sistema de coberturas
Arquitetura religiosa
Landi
Belém
Madeira
Sambladura
Preservação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11648
Data do documento: 4-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estruturas de Cobertura na Arquitetura Religiosa de Landi em Belém-PA.pdf14,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.