Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11562
Tipo: Dissertação
Título: Análise da implantação da política nacional de atenção à saúde auditiva: um estudo de caso
Autor(es): Peixoto, Marcus Valerius da Silva
Autor(es): Peixoto, Marcus Valerius da Silva
Abstract: As diretrizes da atenção à saúde auditiva no Brasil foram definidas apenas no ano de 2004 pela Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva (PNASA). Destaca-se nesta, a necessidade de se estruturar uma rede de serviços regionalizada e hierarquizada que estabelecesse uma linha de cuidados integrais no manejo das principais causas e reabilitação da deficiência auditiva. Diante das limitações no dimensionamento da problemática da atenção à saúde auditiva no país, visto a escassez de informações de alcance nacional e que proponham uma imagem-objetivo da PNASA, esse estudo tem como objetivo propor a Imagem-objetivo da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Tratou-se de um estudo de modelização de uma intervenção que foi desenvolvido em duas etapas. A primeira analisou os documentos oficiais que instituíram a política, que subsidiou a construção de um modelo teórico lógico e uma matriz preliminar com níveis, dimensões, e critérios/padrões da PNASA, apontados como desejáveis para o processo de implementação da PNASA, os quais, na segunda etapa, foram validados por especialistas através da técnica de consenso ―Delphi‖. Para a análise, as respostas foram submetidas a um tratamento estatístico por meio do calculo de tendência central e de dispersão, bem como houve uma análise das sugestões dos especialistas. Foi obtido como resultado o consenso de um modelo lógico e uma matriz com 20 critérios/padrões da PNASA, com 11 dimensões e 3 níveis (gestão, organização e características de governo). O nível da gestão obteve 91%(10) dos seus critérios considerados como muito importantes, seguido dos níveis da organização e características de governo obtiveram 63%(5) considerados da mesma forma. Em relação ao grau de consenso, o nível das características de governo obteve 63%(5) dos seus critérios com alto grau de consenso, seguido do nível da gestão com 55%(6) e do nível da organização com 50%(4). Essa imagem-objetivo proposta poderá ser base para estudos de avaliação de implantação em todo o território nacional, como ferramenta de gestão.
Palavras-chave: Política de Saúde
Avaliação em Saúde
Serviços de Saúde
Audiologia
Health Policy
Health Evaluation
Health Services
Audiology
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Comunitária.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11562
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS MARCUS VALERIUS. 2013.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.