Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11494
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Exposição a radônio em ambiente residencial e câncer de pulmão: revisão de literatura
Authors: Oliveira, Wilker Herkson de Almeida
metadata.dc.creator: Oliveira, Wilker Herkson de Almeida
Abstract: A elevada concentração de radônio em ambientes internos aumenta a exposição da população aos efeitos danosos desse gás, um agente carcinogênico comprovado. OBJETIVO: Realizar uma revisão de literatura a fim de analisar a relação entre à exposição ao radônio em ambientes fechados e o desenvolvimento do câncer de pulmão. METODOLOGIA: Revisão de literatura realizada nas bases de dados Pubmed/MEDLINE e Scopus sendo usado os descritores em inglês “Radon”; “lung câncer”, “indoor”; e “residential”. A interpretação do material se fundamentou nos princípios da análise temática. RESULTADOS: Foram selecionados 16 artigos do Scopus e 13 artigos do Pubmed/MEDLINE, destes 9 artigos eram comuns aos dois bancos de dados, restando ao fim 20 artigos. CONCLUSÃO: A exposição residencial ao radônio aumenta o risco de desenvolver do câncer de pulmão, principalmente quando outros fatores de risco estão associados. O grau de concentração de radônio nas residências está relacionado à presença de algumas características relacionadas à construção das casas. Além disso, a exposição ao radônio está associada ao aparecimento do câncer de pequenas células. No Brasil, há ainda a necessidade de estudos que quantifiquem a concentração de radônio em residências
Keywords: Radônio
Pulmões - câncer
Doenças ambientais
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11494
Issue Date: 29-May-2013
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wilker Herkson de Almeida Oliveira.pdf495,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.