Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11451
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico da situação dos serviços ambulatoriais de reabilitação física no SUS na cidade de Salvador-Bahia
Autor(es): Santos, Fabiane Costa
Autor(es): Santos, Fabiane Costa
Abstract: Segundo o Relatório Mundial sobre a Deficiência, mais de um bilhão de pessoas são acometidas pelo problema e destas, 200 milhões enfrentam alterações de funcionalidade que comprometem suas atividades de vida diária. No Brasil, o envelhecimento populacional, o aumento da incidência de acidentes e violências e ainda outros agravos - que conferem ao indivíduo algum grau de deficiência - representam um desafio para o SUS, pautado na organização da assistência à saúde, dos cuidados básicos à reabilitação. Os serviços de reabilitação física encontram-se entre os principais problemas do sistema e apesar das políticas que normatizam a criação destas unidades, poucas conquistas foram evidenciadas, faltando implantar os planos desenvolvidos. Precariedade da oferta de atendimento multiprofissional e domiciliar, carência de dispensação de órteses e próteses e dificuldade de acesso foram problemas dos serviços de cinco capitais estudadas, e despertaram curiosidade em relação à situação de Salvador. Realizou-se um diagnóstico de doze serviços, com utilização de dados secundários do CNES e entrevistas com gerentes dos serviços e técnico da SESAB. O diagnóstico administrativo e o momento explicativo do planejamento situacional foram as referências teórico-metodológicas adotadas. Os resultados apontaram para insuficiência de unidades e infraestrutura, inexistência de serviço da rede própria municipal, problemas de gestão, organização e prestação de serviços, e divergência entre dados do CNES e a realidade dos estabelecimentos. O propósito de mudança da situação evidenciada exige a formação de sujeitos transformadores, visando impulsionar um movimento que resulte na concretização de ações de melhoria da assistência em reabilitação física em Salvador, Bahia.
Palavras-chave: Diagnóstico
Situação
Serviços de Reabilitação
Reabilitação Física
Diagnosis
Situation
Physical Rehabilitation Services
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Comunitária.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11451
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss Fabiane Costa Santos. 2013.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.