Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11419
Tipo: Dissertação
Título: A oralidade e o processo de ensino/ aprendizagem: práticas de letramento: eventos de sala de aula em uma escola pública de Salvador/Bahia.
Autor(es): Sailer, Maria de Fátima da Fonseca
Autor(es): Sailer, Maria de Fátima da Fonseca
Abstract: Este trabalho, resultado de pesquisa de cunho etnográfico, aborda a oralidade no ensino de língua portuguesa. O objeto de estudo diz respeito ao espaço da oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental, partindo da concepção de oralidade enquanto prática social interativa para fins comunicativos, que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora, nos mais variados contextos de uso. Os principais objetivos são descrever e compreender de que forma se constituem as produções orais nas práticas escolares. Para alcançar esse intento, duas classes de oitava série do ensino fundamental foram observadas no período de duas unidades, nas quais foram recortados alguns eventos de sala de aula com foco na oralidade. A metodologia adotada fez uso de instrumentos como entrevistas, questionários e anotações de campo, bem como as transcrições dos eventos gravados durante esse período, tendo por base as seguintes perguntas de pesquisa:1. que significados o professor atribui à fala do aluno em sala de aula? e 2. como os materiais didáticos são utilizados pelo professor para trabalhar a oralidade? Como colaboradores , contou-se com a participação de duas professoras e de seus alunos nas classes observadas. Para o procedimento de análise e discussão dos registros de campo, optou-se por dividir os eventos em dois recortes distintos, embora inter-relacionados: a análise da oralidade sob a concepção do professor; e análise da oralidade sob a concepção do aluno, através da descrição de eventos em classe. Quanto à prática pedagógica, os resultados apontam que a realização das atividades relacionadas à oralidade encontra-se pautada, em princípio, numa atividade escrita. A concepção que se tem de oralidade, em sala de aula, demonstrou-se ligada à prática da leitura oralizada, como se ambas fossem sinônimas. Logo, chega-se à conclusão de que o espaço da oralidade, nas práticas escolares, é secundário, predominado as atividades de caráter escrito.
Palavras-chave: Língua portuguesa (ensino fundamental)
Oralidade
Aprendizagem
Professores e alunos
Letras
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11419
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria de Fátima da Fonseca Sailer.pdf802,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.