Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11401
metadata.dc.type: Tese
Title: Mil e uma Orlans
Authors: Faria, Anna Amélia de
metadata.dc.creator: Faria, Anna Amélia de
Abstract: Mil e uma Orlans é uma tese que apresenta e discute as produções da artista, performer e criadora da Carnal Art, juntamente com o período que sensibilizou inúmeras noções de representação. Os trabalhos de Orlan vão da mudança de nome, de fisionomia e utilização de composições fotográficas à biotecnologia. Essa plurissemia, mixada, transvalora ícones artísticos e existenciais, ao mesmo tempo em que movimenta o uso de várias tecnologias. Eis a recente herança pós-moderna: a de promover potentes invenções desnaturalizantes, a partir dos rearranjos estético-éticos, propostos desde o grande turning point comportamental dos anos 1960, quando Orlan e outros questionadores rebeldes vieram a público produzir curtos-circuitos nas compreensões sobre o corpo, o gênero, a subjetividade e a arte contemporânea. A tese propõe demonstrar o contexto da artista, situar a época em que iniciou seus trabalhos e apontar algumas diferenças entre as suas criações e as de seus congêneres, artistas que, igualmente, foram tocados pelas transformações sensibilizadoras de um período, que ecoa até os nossos dias.
Keywords: Orlan
Corpo
Arte
Gênero
Performance
Body
Art
Genre
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11401
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Tese (PPGLL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Anna de Faria.pdf5,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.