Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11392
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre a Dimensão Semiótica da Análise de Balanços: Uma contribuição à otimização de decisões de crédito
Título(s) alternativo(s): Revista de Contabilidade da UFBA
Autor(es): Dias Filho, José Maria
Nakagawa, Masayuki
Autor(es): Dias Filho, José Maria
Nakagawa, Masayuki
Abstract: Partindo do princípio de que a análise de balanços necessária à otimização de decisões de crédito não pode se limitar à simples extração de índices dos relatórios contábeis, este artigo procura demonstrar em que medida a teoria semiótica pode contribuir para a formulação de diagnósticos mais qualificados sobre a situação econômico-financeira das entidades. Entendese que, num processo de intermediação financeira, o analista deve procurar desvendar o verdadeiro significado dos números, ler nas entrelinhas e, principalmente, fazer os questionamentos mais relevantes. Deve, enfim, olhar para as demonstrações contábeis e procurar enxergar nelas a essência dos eventos econômicos que buscam representar. Isso implicar analisar as informações contábeis sob os aspectos sintático, semântico e pragmático. Como a Semiótica estuda todas as linguagens sob tais dimensões e considerando ser a Contabilidade uma espécie de linguagem, sugere-se que o conhecimento semiótico pode contribuir para aprimorar procedimentos de análise de balanços.
Palavras-chave: Análise de balanço
Semiótica
Decisões de crédito
Linguagem contábil
Balance analysis
Semiotics
Credit decisions
Accounting language
Editora / Evento / Instituição: Revista de Contabilidade da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11392
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAAAAA.pdf157,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.