Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11358
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Os juizados de defesa do consumidor em Salvador: a institucionalização dos direitos e a percepção dos juízes em relação à cidadania e justiça social
Autor : Lopes, Saskya Miranda
metadata.dc.creator: Lopes, Saskya Miranda
Resumen : A presente dissertação estuda a institucionalização do direito do consumidor através da implantação e atuação dos Juizados de Defesa do Consumidor em Salvador, na Bahia. Assume que as demandas consumeristas se situam no campo da justiça social; originam-se nas trocas comerciais diversas, intermediadas pela relação entre Estado e cidadão na esfera pública, que organiza as relações de reciprocidade e cidadania estabelecidas com o contrato social da sociedade moderna. Levando em conta a tradição de cultura política brasileira e a formação democrática da sociedade, o estudo analisa o desempenho dos Juizados e o entendimento dos juízes sobre o papel destes órgãos. A pesquisa avalia a institucionalização do direito do consumidor e a ambivalência do seu caráter como direito individual ou coletivo, assim como a sua contribuição para o fomento da cidadania enquanto uma forma de participação e engajamento nas questões públicas nas sociedades contemporâneas.
Palabras clave : Justiça
Cidadania
Cultura política
Direito do consumidor
Justice
Citizenship
Political culture
Consumer right
Editorial : Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11358
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao Saskia Lopesseg.pdf665,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.