Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11292
metadata.dc.type: Tese
Title: As marcas na pele, as marcas no texto: sentidos de tempo, juventude e saúde na publicidade de cosméticos em revistas femininas durante a década de 90.
Authors: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
metadata.dc.creator: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Abstract: O trabalho investigativo identifica como as marcas discursivas de tempo, juventude e saúde participam da construção do universo enunciativo da publicidade impressa de cosméticos, produzida na década de 90 e veiculada nas revistas femininas brasileiras Elle, Marie Claire e Claudia. Em perspectiva analítica, aborda, inicialmente, os três principais marcos teóricos da pesquisa: a) insere o tempo como categoria social e foco central de análise para o entendimento das transformações sociais nas últimas décadas do século XX; b) discute o conceito de saúde perfeita e modelos que sugerem novas maneiras de se tratar o corpo, a saúde e a beleza, na cultura contemporânea; c) situa criticamente o papel da publicidade como uma prática que reforça e instaura matrizes de sentidos e percepções sociais na atualidade. Em um segundo momento, explicita e justifica o compromisso teórico-metodológico, preferencial mas não esxclusivo, com a prática instrumental e analítica da análise de discurso. Em um terceiro momento, aborda aspectos do amplo universo discursivo da publicidade contemporânea. Ao final, realiza a análise dos anúncios publicitários de cosméticos que compõem o corpus da pesquisa, à luz do referencial teórico-metodológico apresentado ao longo do trabalho. A análise traz à mostra alguns mecanismos específicos de funcionamento da publicidade de cosméticos, ao mesmo tempo em que confirma e elucida princípios norteadores da prática discursiva e social da publicidade contemporânea.
Keywords: Communication and contemporary culture
Lingüística e análise de discurso
Comunicação
Revistas femininas
Cosméticos
Publicidade
Tempo, juventude e saúde
Comunicação e cultura contemporâneas
Time and contemporaneity
Utopia of perfect health
Advertising
Cosmetics
Linguistics and discourse analysis
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11292
Issue Date: 2004
Appears in Collections:Tese (PÓSCOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios Parte 1.pdfparte 11,95 MBAdobe PDFView/Open
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios Parte 2.pdfparte 22,37 MBAdobe PDFView/Open
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios Parte 3.pdfparte 33,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.