Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11219
metadata.dc.type: Dissertação
Título : (Re) construindo a noção de estratégias de aprendizagem de língua estrangeira em contexto interacional de sala de aula.
Autor : Viana Júnior, Oseas Bezerra
metadata.dc.creator: Viana Júnior, Oseas Bezerra
Resumen : Esta dissertação teve como objetivo tentar identificar a contribuição das estratégias de aprendizagem de línguas, especialmente as metacognitivas, como um dos recursos, que podem auxiliar os alunos a superar as dificuldades encontradas em seu processo de aprendizagem. Para observar tal contribuição, foi necessário mapear quais eram essas dificuldades, enquanto eles realizavam as atividades que envolviam sua habilidade oral, bem como se houve um aumento em seu nível de consciência quanto ao uso das estratégias de aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, este trabalho utiliza a metodologia de cunho etnográfico, na qual, faz-se possível utilizar questionários, entrevistas, diários de campo e observação participante. A pesquisa foi realizada em um contexto de aprendizagem formal com um grupo do Curso de Extensão de língua inglesa da UFBA, formado por vinte e um alunos, dos quais uma parte era bolsista. A pesquisa apontou a interação sócioafetiva como um dos principais fatores que podem contribuir ou dificultar na aprendizagem.
Palabras clave : Estratégias de aprendizagem
Metacognição
Interação
Language learning strategies
Metacognition
Interaction
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11219
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Oseas Bezerra Viana Júnior.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.