Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11154
Tipo: Dissertação
Título: O processo tutorial no método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) no curso de medicina da UESB:a compreensão dos estudantes
Autor(es): Prates, Maria Esther Ventin de Oliveira
Autor(es): Prates, Maria Esther Ventin de Oliveira
Abstract: Este trabalho relata a compreensão dos estudantes de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acerca do processo tutorial na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também conhecida como Problem-Based Learning (PBL), adotada por esse curso. Para esse fim, foram utilizados os recursos investigativos proporcionados pela pesquisa etnográfica, numa abordagem hermenêutica, com a realização de grupos focais. A análise das expressões manifestadas pelos alunos revelou elementos sobre a compreensão que os mesmos possuem a respeito do processo tutorial nos moldes como atualmente é realizado no Curso de Medicina da UESB. Assim, observou-se as considerações dos estudantes em relação a aspectos da tutoria relacionados ao desempenho dos tutores, à autonomia proporcionada por essa metodologia de ensino e aprendizagem, ao relacionamento entre os próprios alunos e entre tutor e alunos e a aspectos da formação médica, condizentes com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, propostas pelo MEC.
Palavras-chave: Problem-based learning
Ensino médico
Tutoria
Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Medicine teaching
Tutoral
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11154
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Esther Prates.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.